FICHA TÉCNICA
Nome nacional: A Bruxa de BlairNome original: The Blair Witch Project
Ano: 1999
Origem: EUA
Roteiro e Direção: Daniel Myrick e Eduardo Sánchez
Elenco: Heather Donahue, Michael C. Williams e Joshua Leonard
Duração: 81 min
Distribuidora: NBO Entertainment
A Bruxa de Blair é sem sobra de dúvidas um dos meus filmes de Terror favoritos, é provável que alguns de vocês já tenham assistido ou simplesmente ouvido falar sobre ele já que é um filme antigo e não se trata de um lançamento.
Este filme foi o primeiro caso de sucesso do Marketing Viral ( técnicas de marketing que usam as redes sociais para divulgar suas marcas, com o intuito de gerar uma epidemia), fazendo com que a notícia, vídeos e fotos rodassem pela internet gerando uma expectativa fora do normal.
Na época do seu lançamento, a internet ainda estava em expansão e as novidades principalmente tratando-se de uma história como essa chamavam muito a atenção dos internautas (não que isso tenha deixado de acontecer). O fato de o filme ser excelente acabou ficando em segundo lugar no quesito destaque já que mídia que envolveu o filme tomou um lugar de destaque.
O filme possui uma história e "jogadas" de câmeras tão boas que acabaram servindo de inspiração para o filme Atividade Paranormal.
Mas afinal de que se trata A Bruxa de Blair?
Chega de enrolar e vamos direto ao ponto! Se você ainda não assistiu o filme, trate de assistir, é muito bom, arrepiante, repleto de adrenalina e possui uma história fantástica. O filme narra a história de três universitários, estudantes de cinema, que viajam até Maryland, nos EUA, para investigar de perto uma lenda local que a séculos assombra os moradores locais. Para ir a fundo nessa história, o grupo começa entrevistar os moradores e fazer de gravações de runas e locais em que os personagens da lenda possam ter vivido ou passado. Só que quanto mais fundo eles entram em busca da verdade, mais assustador o clima vai se tornando, já que eles entram na floresta em busca de pistas e nunca mais são vistos.
O filme parte das imagens e relatos dos entrevistados que o grupo coletou. Com isso, o espectador tem que montar o quebra-cabeça para solucionar a lenda e o sumiço dos universitários. E é essa a cereja do bolo, o que torna esse filme único e o diferencia de tantos outros do gênero.
Outro detalhe que enriquece o filme é o fato de ser visto do ponto de vista da equipe. Cada um dos universitários carrega se próprio equipamento de filmagem, portanto, cada um deles gravou os fatos do seu próprio ponto de vista, desde momentos descontraídos até a perseguição que sofrem por parte de algo sobrenatural. As imagens são impressionantes, o ritmo é frenético e tudo o que é captado soa como aquilo que qualquer um de nós poderia filmar ou testemunhar durante uma viagem ao campo. Algo que considero genial!
Infelizmente não posso dar mais informações sobre o filme. O que lhes adianto é que talvez as imagens não pareçam tão impressionantes hoje, trata-se de um filme antigo, então eu indico que assista levando em consideração o ano do filme.
A Bruxa de Blair marcou época, fez história e foi (e ainda é) muito imitado. Eu realmente classifico esse filme como digno de estar na coleção de filmes de vocês.
Caso você esteja curioso para saber mais sobre esse filme e sua produção, visite o site oficial (em inglês) do projeto A Bruxa de Blair: http://www.blairwitch.com/
BÔNUS
Segue aí um pequeno bônus para você que está sedento por mais informações, a Discovery Channel fez um documentário sobre essa história e seus integrantes desaparecidos
LINK para o documentário:
https://www.youtube.com/watch?v=LOpAlDB01ro
Nenhum comentário:
Postar um comentário